29.9.08

"projeto executando"

Conforme conversado no domingo com o engeheiro Antonio Carlos, algumas etapas importantes e urgentes foram vencidas nas últimas quatro semanas, mas o projeto ainda precisa dar largos passos na compatibilização para conseguir ultrapassar a obra e nos deixar em uma posição mais confortável.

Para começar, ainda falta definir o desenho do telhado, do qual depende a solução da hidráulica, que deve estar pronta no momento da concretagem do contrapiso, bem como a tubulação da elétrica. Apenas com o contrapiso pronto existirão as condições ideais para o escoramento e concretagem da laje (que encomendaremos ainda essa semana), em conjunto das vigas do superior.

Foi recomendado que haja uma revisão do projeto de elétrica antes da execução, para eventuais ajustes e listagem de itens para compra; bem como a presença de um engenheiro elétrico acompanhando os preparativos da concretagem do contrapiso. No entanto, até o final do dia, não obtivemos nenhuma resposta do engenheiro elétrico.

À noite, conversando com Cláudio pelo telefone, surgiu ainda um dado novo com relação à hidráulica, que afeta diretamente o gabarito do bloco da lavanderia. Por sugestão do Claudio, decidiu-se abastecer a lavanderia com água de uma das quatro caizas do corpo principal da casa, eleiminando a caixa d'água da lavanderia e, consequentemente, possibilitando uma redção do gabarito que favoreceria a visualização do bloco principal da casa. Havíamos discutido essa necessidade no domingo e hoje foi verificada a viabilidade dessa sugestão. O fato é que precisamos ir além dela para fechar o projeto arquitetônico, compatibilizar e só então construir com algum fôlego de distância (saudável!) entre projeto e obra.

Nenhum comentário: