18.11.08

trégua


Claudio no banheiro da frente



Marcos no quarto principal



lateral do corredor



antiga viga branca


Hoje a chuva deixou que o trabalho continuasse. Conferimos a marcação das paredes, mesmo daquelas que não podem ser levantadas este mês (o escoramento da laje só será removido em 01/12) e as paredes continuaram subindo. Os blocos vão sendo, aos poucos, transportados para o andar superior, com auxílio do carrinho e do motor que foi usado para erguer os painéis das lajes.

No escritório, discutimos a solução da laje no trecho de cobertura da escada, considerando agora a telha translúcida. Precisaremos criar e dimensionar uma nova viga em função desta alteração. A altura da janela bandeira na parede da escada/sala de tv (ou mesmo se vai haver janela ali ou não) irá depender da altura dessa viga nova.

Durante a tarde, continuamos discutindo sobre a redução da laje. O engenheiro Antonio Carlos voltou à cena sugerindo a adoção de vigas metálicas para as vigas complementares. Precisamos conversar mais. Também levantei, a esse respeito, a questão da sobrecarga da laje de cobertura. Segundo o projeto, a sobrecarga é 100kg/m2, o que é um tanto reduzido. Como o cálculo foi feito antes da conversão da cobertura para sótão com brinquedoteca e em um momento em que as caixas d'água se apoiavam nas vigas, vimos que será o caso de aumentarmos a sobrecarga para 200kg/m2, como no restante da casa. Veremos tudo isso com o fornecedor da laje na visita de medição agendada para amanhã.


Nenhum comentário: