30.11.08

reunião na obra


pilares desformados

Hoje tivemos uma reunião de várias horas no escritório da obra (com direito a alguns passeios pela construção) para definir pontos de projeto com a Andersen. Foram levantadas inúmeras questões, a maioria já relacionada à fase de acabamento. Apesar de não ser ainda a fase em que estamos, é importante amadurecer o projeto antes do momento de definições da obra; foram listados principalmente revestimentos e pontos de luz desejados; também ficou pré-definida uma solução para a escada cascata -revestida com madeira; também de madeira deverão ser os painéis de fechamento parcial das janelas dos quartos da frente e do fundo.

Expusemos algumas informações e diretrizes de projeto do aquecimento solar (a princípio com as placas -sempre voltadas para o norte- enfileiradas no telhado oeste).

Também conversamos sobre a captação de água da chuva para reúso (se é viável com o beiral leste proposto; ao final da reunião chegamos a um desenho de supressão do beiral, substituído por uma pequena calha, mas que ainda não agradou plenamente a ninguém).

Verificamos a inexistência, no projeto estrutural, de alçapão de acesso à caixa d'água no bloco da lavanderia e ficamos de estudar uma solução para criá-lo (a Andersen descartou a possibilidade de acessá-lo pelo lado de fora).

Quanto ao planejamento de dezembro, a idéia é mesmo fechar a laje de cobertura antes do final do ano. Os próximos dias serão cruciais no planejamento dessa empreitada.

29.11.08

chegada dos ferros adicionais

Enquanto se aguardava o cimento, foram concretados os últimos pilares do superior, com uma mistura de cimento comum e cimento branco (do lote não usado na viga 111).

Os ferros adicionais da laje de cobertura chegaram pela manhã.

28.11.08

lajes da cobertura - lavanderia





mãos de Romeu e Dinei

Com a estrega dos painéis das lajes de cobertura na noite da quinta-feira, hoje começou o trabalho de suspender os painéis da laje da lavanderia. Também foi concluída a caixaria lateral vigas daquele bloco.

Houve concretagem de mais pilares no bloco principal, com o concreto que ainda havia na obra.

No escritório, foi feito o cálculo e encomenda dos ferros adicionais da laje de cobertura.

lajes subindo






Dinei e Romeu suspendendo as lajes (prendidas no guincho por Marcos e Cláudio no térreo)

27.11.08

pilares + contrato lajes

Hoje, enquanto prosseguia a concertagem dos pilares do superior e o escoramento das vigas de cobertura da lavanderia, havia coisas para se resolver no escritório.

Primeiro, com relação ao contrato e entrega das lajes (segundo o projeto enviado, algumas medidas não correspondiam ao vão; teve de haver correção dos valores em contrato e no boleto; os painéis do fundo tinham sido fabricados -estranho, porque com a edícula atual não foi possível tirar nenhuma medida- e por pouco não foram incluídos na entrega programada para a gora à noite).

Também revisei os ferros adicionais da laje para compra (em função da ausência do beiral, a quantidade de ferros diminuiu).

Conversei com a Andersen por telefone sobre o reúso da água da chuva da água leste do telhado; precisamos encontrar uma solução para captação desta água sem que ela seja contaminada pelos detergentes usados na limpeza do quintal, por exemplo (considerando que pela última versão do telhado, não teremos calha no beiral deste lado).

26.11.08

pilares e mais

Hoje continuou a concretagem dos pilares do superior.

Também recebemos uma cópia impressa do projeto da laje na obra, com alguns erros que procuramos corrigir com o escritório e fábrica do fornecedor dos painéis durante a tarde. Uma das lajes foi fabricada (de acordo com medidas constando no projeto que recebemos) com medidas maiores do que a tirada no terreno (de fato as medidas foram encontradas no arquivo da medição, inclusive o orçamento foi feito com base na medida correta). Descobrimos ainda que a empresa pretendia entregar os painéis correspondentes à laje do bloco dos fundos, cuja construção ainda nem foi iniciada. Conseguimos suspender esta entrega.

No momento, será necessário um recálculo para encomenda dos ferros adicionais da laje, que vieram no projeto considerando um beiral inexistente na nova versão do telhado. É possível que a laje de cobertura da lavanderia seja concretada ainda esta semana, no sábado.

25.11.08

aquecimento solar e escoramento pilares

Abaixo, imagens do escoramento dos pilares do superior. A meta é concretar quatro por dia.

Pela manhã, recebemos a visita dos técnicos da empresa de aquecimento solar. Foi um primeiro contato interessante, com colocações técnicas que precisarão sem dúvidas ser filtradas pela equipe de projeto para que o sistema possa compor um todo com a arquitetura da maneira mais arquitetônica possível.

Do escritório, contatei a equipe de projeto para colocar as novidades e verifiquei o andamento das encomendas/entregas de materiais: ferros das vigas para hoje, painéis das lajes quinta-feira...






preparação para vigas



Marcos tampando a alvenaria - base da viga - em toda a extensão das paredes

24.11.08

pilares do superior

Hoje foi inciada a concretagem dos pilares do superior! A alvenaria serve como parte da fôrma. Os primeiros pilares prontos serão os do bloco da frente.


frente do bloco da lavanderia com fôrmas dos pilares nas extremidades



Dinei colocando concreto. A betoneira ficou no térreo e o concreto foi transportado para o superior em várias viagens de lata



pilar p.16 após concretagem

alvenarias


alvenaria sobre a viga 111



vista geral (a partir da lavanderia)



quartos e banheiro de hóspodes



closet

22.11.08

+paredes internas

Hoje, com os novos blocos de 14, o trabalho nas alvenarias de 14 pôde avançar. (Abaixo, a planta base com as paredes internas). O guincho foi deslocado para o vão da janela do quarto da frente.

21.11.08

escada na obra

Imagens da escada provisória (muito linda!) construída pelo Claudio com pontaletes, tábuas e sarrafos (e pregos).

A equipe continuou trabalhando nas paredes externas (blocos de 19) aguardando a chegada dos blocos de 14 no período da noite.





20.11.08

pedindo mais blocos


Claudio assentando blocos de 19 (quarto principal)



acesso da suíte principal ao hall da escada



suíte de hóspedes



quarto da frente (janela lateral)

A parede irregular (muro de divisa) consumiu mais blocos de 14 do que os de 19 previstos.
Já sem blocos de 14, o trabalho continuou pelas paredes externas, de blocos de 19 e encomendei do escritório mais uma viagem de blocos, composta de blocos de 14 e alguns blocos de 9x19x39 (e meios blocos) que serão usados na estante em frente à escada no térreo. Além desta viagem de blocos, que deve chegar amanhã, está prevista até o final da obra pelo menos mais uma.

Também pensamos um pouco em como serão feitos os muros de divisa restantes (pontos para futura reunião com a Andersen; a quantidade e tipo de blocos dependerá do que for decidido) e nos pilares não previstos no projeto original (na verdade, prolongamento dos pilares existentes em função do novo sótão sobre a laje de cobertura; ponto a ser discutido com o engenheiro Antonio Carlos. É provável que eles possam ser bem mais delgados neste trecho do sótão).

fachada lateral do superior - janelas


quarto da frente



quarto de hóspedes1



banheiro de hóspedes



banheiro da suíte principal

19.11.08

alterações lajes + continuação paredes


fosso da escada com duas das três paredes



suíte principal



detalhe do muro de divisa, com blocos de 14 reduzidos



vista quase geral da viga 111 (ex-viga branca)


Tudo correu bem na medição da laje hoje. Em breve, devo receber a proposta (orçamento) revisada em função das alterações (redução da área e aumento da sobrecarga).

Desta vez, a chuva fraca e inconstante não impediu o preosseguimento dos trabalhos com a alvenaria. As paredes que nascem sobre vigas do superior já estão bastante avançadas. As paredes que nascem apoiadas apenas na laje continuam apenas indicadas.

No escritório, avançamos as definições de projeto (executivo de posicionamento das paredes) e com relação às novas vigas (metálicas) no fosso da escada (casa principal) e patamar de chegada.

assentamento dos blocos

fotos 1 e 2.:
Dinei e Romeu assentando tijolos nos quartos de hóspedes






18.11.08

trégua


Claudio no banheiro da frente



Marcos no quarto principal



lateral do corredor



antiga viga branca


Hoje a chuva deixou que o trabalho continuasse. Conferimos a marcação das paredes, mesmo daquelas que não podem ser levantadas este mês (o escoramento da laje só será removido em 01/12) e as paredes continuaram subindo. Os blocos vão sendo, aos poucos, transportados para o andar superior, com auxílio do carrinho e do motor que foi usado para erguer os painéis das lajes.

No escritório, discutimos a solução da laje no trecho de cobertura da escada, considerando agora a telha translúcida. Precisaremos criar e dimensionar uma nova viga em função desta alteração. A altura da janela bandeira na parede da escada/sala de tv (ou mesmo se vai haver janela ali ou não) irá depender da altura dessa viga nova.

Durante a tarde, continuamos discutindo sobre a redução da laje. O engenheiro Antonio Carlos voltou à cena sugerindo a adoção de vigas metálicas para as vigas complementares. Precisamos conversar mais. Também levantei, a esse respeito, a questão da sobrecarga da laje de cobertura. Segundo o projeto, a sobrecarga é 100kg/m2, o que é um tanto reduzido. Como o cálculo foi feito antes da conversão da cobertura para sótão com brinquedoteca e em um momento em que as caixas d'água se apoiavam nas vigas, vimos que será o caso de aumentarmos a sobrecarga para 200kg/m2, como no restante da casa. Veremos tudo isso com o fornecedor da laje na visita de medição agendada para amanhã.


detalhes


encontro do concreto da viga 111 (com fôrma plastificada) e superfície da laje (dormitório principal)


encontro do muro com o rufo (vizinho lateral)








foto4
espaço para amarração de parede (com linha guia para parede)