5.1.09

retorno à obra!

O retorno dos trabalhos começou com a remoção do escoramento do bloco de serviço, seguindo bem a meta do mês, de tornar este espaço habitável e desocupar os fundos do terreno, que até agora têm abrigado o descando da mão-de-obra. Retiradas as escoras, todo o interior da lavanderia foi chapiscado.

No escritório, discutimos soluções para impermeabilização das áreas molhadas, para definir o que será feito no banheiro de serviço e ralo da lavanderia. Segundo orientação do engenheiro Antonio Carlos, devem ser usadas duas camadas sobrepostas de argamassa polimérica combinada com tela de poliéster de 30 ou 40g/m2, com 20cm de barrado no rodapé, após a regularização do concreto e arredondamento dos cantos vivos. Todas essas especificações devem ser definidas o quanto antes e os materiais comprados até o final desta primeira semana.

Com relação ao telhado, estamos pesquisando a peroba rosa para a estrutura (que, segundo fornecedor, custa em média 40% a mais que a madeira cambará orçada anteriormente). Os desenhos detalhados devem chegar no final de semana, com o retorno do Michel, e ser discutidos em reunião com a Andersen, para que possamos ver as condições de estrutura com o Antonio Carlos e Claudio e, principalmente, quantificar as peças com o Claudio (projeto executivo) e assim conseguir um orçamento detalhado e a compra do material. Trata-se de um cronograma apertado, mas ainda assim muito possível para que se consiga cumprir o objetivo fixado em dezembro, de dar início à execução do telhado da casa principal no início de fevereiro.



fiada de borda feita para que a água da chuva não escorra e desfaça o chapisco interno


fundos sem as fôrmas



Marcos, Dinei (acima) e Romeu trabalhando no chapisco


Nenhum comentário: