Hoje tivemos nossa última reunião na obra. Michel ainda vai entregar desenhos que faltam do projeto executivo, enquanto eu faço uma pausa de obras por dois meses para terminar o mestrado na faculdade de arquitetura.
Na reunião de hoje, foram entregues todas as instruções para a Andersen, em relação ao prosseguimento dos trabalhos: informação de contratos já assinados e contatos + orçamentos em andamento com fornecedores de acabamentos.
Para nós arquitetos, foi uma experiência muito estimulante a que tivemos nesta obra ao longo dos últimos 16 meses (sem contar a fase de projeto e planejamento). Somos muito gratos à Andersen e a todos os bons profissionais com quem pudemos conviver ao longo de todo este tempo!
Lembrando que as circunstâncias iniciais estavam longe do ideal: começamos a obra se o projeto executivo e, portanto, sem a devida compatibilização dos projetos complementares - na época em que fomos contactados para acompanhar a obra, o Cláudio, pedreiro que construiu a Casa Andersen desde a fundação, já estava morando no terreno. Assim, dissemos, no começo, que entraríamos na obra fazendo o "projeto executando" e foi mais ou menos o que aconteceu.
O resultado final (se é que existe um ponto final nesse tipo de processo - mas que seja o "resultado habitado") deve estar aqui neste blog nos próximos meses!